Como a tecnologia nuclear nos ajuda a preservar e compreender a nossa história
Patrimônio cultural é a herança do nosso passado.Um legado que devemos preservar, compreender e transmitir às novas gerações. A história, a arte e a arqueologia são exemplos de patrimônios culturais. Diversos museus ao redor do mundo adquirem, conservam, estudam, explicam e nos permitem conhecer a história da arte e da humanidade.
Mas o que tem a ver a arte com a tecnologia nuclear?
A tecnologia nuclear pode contribuir para a compreensão do patrimônio histórico de muitas maneiras! Ela pode, por exemplo, detectar os materiais dos pigmentos utilizados nas obras de arte. Isso ajuda a datação de uma obra, que pode ser associada a um determinado período, detectar falsificações e descobrir as cores originais de obras muito antigas. Graças aos raios X foram ainda descobertas pinturas por baixo de outras pinturas famosas.
Convidamos você a um passeio pelo mundo dos museus, da arte e da história da humanidade. Entenda como a tecnologia nuclear contribui para a preservação e a compreensão da história de todos nós!
-
MINICURSO
Grandes mestres da pintura
Você já viu equipamentos de raios X nos hospitais. Você sabia que os raios X também são utilizados para analisar obras de arte?
Saiba mais
-
MINICURSO
Museus de Londres
Como saber os segredos que escondem as múmias sem danificá-las? Como saber quantos anos tem uma pegada pré-histórica?
Saiba mais
-
ATIVIDADE
Achados arqueológicos
Os sítios arqueológicos são legados milenares deixados por nossos antepassados. Como desvendar seus segredos? Como saber quantas centenas ou milhares de anos tem um objeto encontrado? Como é possível estimar a idade de um osso, uma concha ou um vaso?
Saiba mais
-
CURIOSIDADE
Um pedacinho do Peru na Alemanha
Uma das primeiras escavações na costa peruana foi conduzida pelos alemães Wilheim Reiss e Alphons Stubel, em Ancón, perto de Lima. Isso marcou o início da pesquisa arqueológica ao longo da costa peruana. Suas descobertas foram doadas para o Konigliches Museum fur Volkerkunde, na Alemanha.
Saiba mais