Ciências nucleares em benefício da saúde humana
As aplicações pacíficas das ciências nucleares nos ajudam a ter o estilo de vida que queremos e almejamos no século XXI. Isso inclui tratamentos, combate a causadores de doenças e, claro, longevidade da vida humana. Você sabia que a expectativa de vida do brasileiro nos anos 60 era de pouco mais de 50 anos? Em 2019 a expectativa de vida do brasileiro era de 76 anos. A medicina, a ciência e a tecnologia avançam a cada ano! E as ciências nucleares? Como contribuem para a melhoria da saúde humana?
Você conhece algumas aplicações das ciências nucleares nos hospitais. Há os raios x para diagnósticos de doenças e fraturas. Há ainda os exames de imagem para o diagnóstico e tratamento de diversos cânceres. E para além dos hospitais, há outras contribuições. Entenda como a irradiação de alimentos contribui para a redução de microrganismos em carnes, frangos e pescados. Aprenda como a Técnica do Inseto Estéril pode contribuir para o controle de insetos transmissores de doenças. E há muitas outras aplicações das ciências nucleares em benefício da saúde humana!
* Esta área do site foi desenvolvida conjuntamente com a Profa. Dra. Anna Lucia C. H. Villavicencio (IPEN-CNEN/SP) como contribuição para educação científica à sociedade.
-
MINICURSO
Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs)
Os surtos alimentares podem ser evitados ou minimizados, implantando-se boas práticas e adotando-se medidas preventivas para a redução dos riscos causados por agentes patogênicos que podem causar danos à saúde humana. Entenda como a Irradiação de Alimentos contribui para o controle de surtos e DTAs.
Saiba mais
-
CURIOSIDADE
Técnicas nucleares para controle de populações de insetos
A técnica do inseto estéril utiliza baixas doses de radiação para esterilizar os insetos machos, inviabilizando a sua reprodução. É uma técnica de controle biológico para controle de populações de insetos que causam prejuízos para a saúde humana.
Saiba mais
-
CURIOSIDADE
Tratamento de efluentes de esgoto industrial
O tratamento de efluentes industriais é uma questão de saúde pública e responsabilidade ambiental. Você sabe como as radiações contribuem para o tratamento de resíduos industriais? Saiba que o IPEN em São Paulo construiu um acelerador de elétrons móvel para essa finalidade!
Saiba mais
-
ATIVIDADE
Densitometria óssea para detectar perda de massa óssea
A Osteoporose é considerada um problema de saúde publica. A Organização Mundial da Saúde alerta para a necessidade de adotar medidas para reduzir o dano causado. Você sabia que em 2021 a osteoporose afetava mais de 10 milhões de brasileiros e 200 milhões de mulheres no mundo todo?
Saiba mais