CURIOSIDADE

Tratamento de efluentes de esgoto industrial

A responsabilidade do tratamento de resíduos é uma questão de saúde pública e proteção ao meio ambiente. Muitos resíduos industriais são tóxicos e representam perigo para a saúde humana, além dos impactos na água e no solo. Por isso é importante um tratamento adequado.  Internacionalmente, o tratamento por radiação é  utilizado para tratamento dos resíduos industriais.

No Brasil, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) lidera essas pesquisas e criou uma unidade móvel com um acelerador de elétrons para limpar efluentes industriais. A vantagem desse irradiador é que não libera resíduos no meio ambiente nem torna a matéria radioativa. Ao contrário, a radiação inibe a degradação dos poluentes orgânicos e reduz a toxicidade da água que será devolvida no meio ambiente, além de incidir sobre bactérias e vírus. Esta é mais uma aplicação das ciências nucleares em benefício da saúde pública e preservação do meio ambiente!

A imagem retrata a unidade móvel com o acelerador de elétrons, construída no IPEN. Foto tirada durante visita por ocasião da Semana Nacional da Ciência Nuclear (2019).