CURIOSIDADE

Você já ouviu falar em Kerala?

É um estado que fica no sudoeste da índia. O idioma predominante em Kerala chama-se malaiala. O estado tem um alto índice de desenvolvimento e os indicadores sociais, como saúde e educação, estão acima da média do país. É banhado pelo mar arábico e em sua região costeira há grandes jazidas de areia monazítica. A areia monazítica é conhecida por sua cor negra, essa areia contém tório em sua composição. É uma areia naturalmente radioativa. Em Kerala, os níveis de radiação terrestre podem ser  a 20 vezes mais elevados que em outras regiões do planeta! 

Kovalam, que você vê na foto*, é uma praia no estado de Kerala. Uma cidade costeira, banhada pelo mar arábico, repleta de resorts que recebem grande quantidade de turistas, a maior parte proveniente da Europa. A alta temporada, normalmente, vai de setembro a maio. A areia em Kovalam é parcialmente negra, indicando que naquele local há material radioativo de ocorrência natural.

A radiação natural vinda das areias pretas faz mal? Alguns estudiosos acreditam que a areia monazítica possui efeitos terapêuticos e medicinais no tratamento de diversas doenças, como reumatismo articular e muscular. Mas isso ainda não foi cientificamente comprovado!


*Créditos fotografia: By mehul.antani (Flickr: Kovalam Beach, Kerala) [CC BY 2.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/2.0)], via Wikimedia Commons