CURIOSIDADE

Comércio exterior: exportação de alimentos

O Brasil produz milhões de toneladas de frutas todos os anos. Grande parte desta produção é exportada para outros países. Isso traz milhões de dólares para o país! 

Mas quando vendemos nossos produtos agrícolas a outro país e quando compramos frutas e legumes de outros países, é preciso ter certeza que esses produtos estão livres de pragas que poderiam comprometer a saúde humana ou o ecossistema. Por isso, todos os produtos exportados devem passar por um controle fitossanitário quarentenário. Todos os produtos que apresentam risco de infestação são colocados em quarentena e podem ser devolvidos ou destruídos! Imagine a perda que isso representa!

A irradiação de alimentos no pós-colheita para fins fitossanitários é eficiente para garantir a exportação de frutas e legumes livres de pragas e doenças. Os alimentos são submetidos a baixas doses de radiação para fins de desinfestação. Isso ajuda a prolongar a vida útil dos alimentos e diminui as perdas pós-colheita e o desperdício de alimentos. A comida não fica radioativa! O processo da irradiação não deixa nenhum resíduo no alimento nem no meio ambiente.

Países como Japão, Canadá, India, China e Estados Unidos já utilizam essa técnica há muitos anos. Essas medidas facilitam o trânsito internacional dos nossos produtos agrícolas e ajudam o Brasil a ser mais competitivo no mercado internacional.